Festival Altitudes
A animar os verões na serra desde 1998
É a partilha que está na génese deste acontecimento anual, a partilha de projetos entre pares, a partilha de espetáculos com o público. O Festival Altitudes, que começou em 1998 como uma troca de espetáculos entre duas ou três companhias, propõe hoje ao seu público espetáculos de teatro nacionais e internacionais, concertos, espetáculos de dança, residências, ateliês, exposições de artes plásticas, ciclos de cinema e conferências. Uma programação cada vez mais abrangente e a cada ano mais exigente, porque responde à exigência de um público regular, interessado, crítico.
Os 50 habitantes permanentes da aldeia de Campo Benfeito não são suficientes para preencher os quase 200 lugares disponíveis durante o festival, contudo, a lotação esgota diariamente. “…São pessoas que vêm não se sabe de onde” confessou Fernando Tordo no concerto de encerramento da edição de 2018, surpreendido com a inusitada localização geográfica do festival, mas também com a quantidade de público que frequenta os espetáculos.
O Festival Altitudes é mais um exemplo de dinamização da região e de descentralização das artes. O público que vem propositadamente de Lisboa, do Porto, de Viseu, Castro Daire, Lamego e de tantos outros locais, para assistirem às propostas artísticas, fica uma noite ou durante vários dias na região.
O equilíbrio entre novas propostas e nomes amplamente reconhecidos, a qualidade inquestionável da programação e a inigualável situação geográfica fazem do Festival Altitudes uma referência na programação cultural e artística a nível nacional.
______________________
O Teatro do Montemuro iniciou a sua atividade em 1990, trabalhando de uma forma experimental até 1995. A ausência de atividades culturais, a falta de oportunidades e o inconformismo levaram um grupo de jovens a investir a sua energia num projeto que lhes permitiria fixarem-se na sua terra. Hoje a pequena aldeia de Campo Benfeito, encravada entre os montes da Serra do Montemuro, tornou-se um local de referência na criação, difusão e programação artística.
O Teatro do Montemuro assume-se por obrigação e vocação uma companhia itinerante, que investe os seus recursos humanos e técnicos na circulação das suas produções artísticas. A companhia continua a apostar na criação de textos originais contemporâneos, inspirando-se nas mais variadas situações da atualidade. Tudo acontece num processo coletivo que une autores, encenadores, cenógrafos, atores, músicos e é desta forma democrática que nascem os espetáculos. A identidade artística foi sendo criada com base nas vivências rurais, mas principalmente através da partilha humana que desde o inicio a companhia promove.
______________________
O Festival Altitudes e o Teatro do Montemuro são financiados por:
Apoios:






